Com diferenças.

Em todo o mundo há estrelas a brilhar diariamente. Para que isso aconteça, temos de as deixar brilhar segundo as capacidades de cada uma sem nunca esperar que brilhem de igual forma. É necessário dar-lhes tempo e espaço para que desenvolvam todas as suas capacidades. Contamos convosco!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Síndrome de Moebius

Esta semana vi uma reportagem sobre a Sindrome de Moebius. Nunca tinha ouvido falar por isso, fui pesquisar. Deixo aqui o resultado dessa pesquisa para que possam também ter conhecimento do que se trata.



A síndrome de Moebius é um distúrbio neurológico extremamente grave. Decorre do desenvolvimento anormal dos nervos cranianos e possui como principal característica a perda total ou parcial dos movimentos dos músculos da face, responsáveis pelas expressões e pela motricidade ocular.

Esta problemática dificilmente é detectada nos exames pré-natais pois as medições feitas ao crânio da criança encontram-se, normalmente, dentro dos parâmetros normais.



Os Moebius podem, ao longo da vida, recuperar um pouco através da terapia ocupacional, fonoterapia, fisioterapia, cirurgias correctivas (ortopedia e estrabismo). No entanto, esta é uma síndrome que não tem cura.

Os bebés nascem normalmente com uma fenda no palato o que desenvolve algumas complicações ao nível da alimentação e da fala.



Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ser informado sempre que são acrescentados itens novos ao blog, envie um mail para fatima_cristovinho@sapo.pt, com o assunto "educação especial".